O Impacto da Tecnologia na vida, no marketing e nas vendas
É impressionante como a nossa vida mudou nos últimos 30 anos. Você já parou para pensar? Pense! Realmente parece coisa do século passado....
No “século passado”, ou há trinta anos, era normal você sair do trabalho, chegar em casa e assistir TV. Se atualizar com as notícias do dia no jornal nacional, ver a novela nas oito para relaxar e depois assistir a um filme ou um programa de humor ou variedades antes de dormir.... No dia seguinte acordava-se cedo e lia-se o jornal! No final de semana o jornal de domingo era imenso. Tinha um caderno só com empregos! Cadernos e mais cadernos de classificados onde se anunciava e se vendia de tudo.... Sem falar das revistas semanais que reuniam o conteúdo da semana, as novidades, as dicas e centenas de anunciantes.
Tempo bom.... Como era “fácil” vender (e nós não sabíamos disso)....
Um anúncio no jornal nacional ou na novela 3, como era chamada a novela das oito pelos especialistas, tinha uma audiência espantosa... Mais de 70% dos lares estavam conectados nestes programas. As opções na mídia impressa também eram claras e bem definidas.
O melhor de tudo, o vendendor era o senhor da informação. Ninguém tinha mais informação que um bom vendedor para conduzir o processo de vendas municiando o comprador com informações sobre o produto em questão até a hora de fechar a venda...
Naquela época eu estava fazendo faculdade e tomei a decisão de trabalhar com tecnologia de informação que, na época, nem tinha esse nome. Escolhi a microinformática por que, para mim, seria a área da tecnologia mais promissora ou com o maior potencial de expansão.
Hoje é interessante olhar para traz e ver que realmente foi isso que aconteceu. Em poucos anos os PCs invadiram as empresas e as casas, se conectaram em redes locais, servidores cada vez mais poderosos foram ganhando espaço e tornando possível cada vez mais conexões, aí veio a internet, os sites, o e-commerce, os aplicativos, o celular, o smartphone, a tal mobilidade, as redes sociais e “BUM!!!” nada mais é como antes....
Os hábitos dos consumidores mudaram! Ninguém tem mais tempo para nada. Ninguém quer ser interrompido por ninguém, muito menos por um anúncio de um produto que ele não está a procura. Além disso a tecnologia permitiu o acesso a informação de forma irrestrita. Hoje o consumidor tem acesso a todo tipo de informação em relação a um produto. Seus pontos forte, pontos fracos, preços, promoções, opiniões de outros consumidores quando e onde ele quiser!
Por vezes os consumidores tem mais informações que os seus vendedores e isso está mudando radicalmente a forma de fazer marketing e de vender!
Se você continua tentando fazer anúncios, eventos e mandando um vendedor bater na porta do consumidor para tentar vender você está fadado a ver as suas vendas minguarem um mês após o outro....
Conceitos como inbound marketing, content marketing e social selling vem fazendo a diferença nesta nova era digital e empresas que já abriram os olhos para isso estão colhendo frutos mesmo em momentos de economia tão difícil.
Executivo sênior com carreira de sucesso em Marketing e Communicação, Branding, Gestão de Negócios e pessoas. Tem mais de 25 anos de experiência adquirida no Brasil e exterior trabalhando em empresas globais de primeira linha como Intel, Microsoft, AMD, GS&MD, Softline International, Método Engenharia, DTS Software, Officer Distribuidora e Banco Itaú além de uma sólida formação acadêmica em universidades como FGV, ESPM, UNIP and Hebraico Brasileira Renascença.
Larga experiência em Branding, Gerenciamento de Imagem, Comunicação Corporativa, Administração de Crise, Comunicação interna e externa, Marketing Digital, Inbound Marketing, Social Media, Social Selling e ferramentas de Marketing tradicional também.
roger.melo@sellketing.com
www.sellketing.com.br
Compartilhe com os seus contatos e amigos essa experiência importante que pode potencializar muito sua formação e capacitação profissional.
Cadastre aqui o seu e-mail e saiba das novidades, campanhas e novos benefícios para visitantes e assinantes do Portal!
Fale conosco! Tire suas dúvidas, deixe suas sugestões, elogios e críticas sobre o Portal para podermos melhorar sempre!
Fale conosco!