Dicas importantes para o profissionais de TI
A tecnologia está a frente e no centro das empresas. Saber tirar o melhor dela para alavancar negócios coloca os profissionais da área sob constante pressão para entregar projetos e soluções afinados com a necessidade do negócio e fornecer o retorno desejado.
E quando pensamos nas habilidades necessárias, o que muitos pensam é nos conhecimentos técnicos: saber analisar dados, programar computadores, desenhar processos, executar serviços em infraestrutura, monitorar desempenho de soluções, gerar relatórios, planilhas e entender de business intelligence.
Mas as habilidades requeridas vão além das técnicas: há um conjunto se habilidades chamadas de soft-skills, isto é, atributos e competências pessoais que permitem ao indivíduo melhorar as suas iterações com os outros e com o mundo em seu redor. Estas competências caracterizam-se por não serem específicas para um posto de trabalho e podem ser úteis em qualquer área profissional ao mesmo tempo que são valiosas, também, para melhorar e tornar a vida pessoal mais positiva.
Exemplos destas soft-skills podem ser coisas como Comunicação Verbal, Assertividade, Poder de Persuasão, Falar em público, Capacidades de Liderança, Empatia, Capacidade de Ensinar, Ser bom observador, Atitude Positiva, Saber trabalhar em Equipe, Ter Tolerância, Bom humor, Criatividade, e por aí fora.
O objetivo deste artigo não é outro senão fazer uma auto-crítica, baseada em uma recente pesquisa feita pela Robert Half do Canadá (mar/2016), que entrevistou mais de 270 CIO's, e onde foram apontados 6 áreas em que os profissionais de TI precisam melhorar segundo seus gestores, e não por acaso elas tem relação direta com soft-skills.
Portanto, desde já peço a quem acredita que está acima da crítica e que não precisa melhorar nada em suas habilidades profissionais (assim como eu estou nesta busca contínua), que desconsidere o artigo e vá ler sobre outros temas.
Mas se você é gestor, ou profissional da área, e tem interesse em saber onde estão os maiores desafios no desenvolvimento pessoal, abaixo o resultado da pesquisa e meus comentários em seguida:
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29% Habilidades de comunicação, incluindo escrita, interpessoal e face a face
24% Ética de trabalho incluindo a prestacao de contas e confiabilidade
18% Pensamento criativo
12% Habilidade para resolvr problemas
10% Profissionalismo
6% Visão de negócios
1% Não respondeu / não sabe
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Apesar de vivermos em um mundo altamente conectado pela tecnologia, este ainda é o maior problema apontado pelos Executivos: comunicação.
Infelizmente a TI ainda é vista como uma área fechada, que fala muito tecnicamente e que não consegue ser próxima dos demais departamentos da empresa, talvez pela necessidade de resolver tantos assuntos técnicos e ficando "fechados" em seus problemas.
E a comunicação enquanto soft-skill é um conceito bem amplo: saber o que falar, para quem falar, na hora e do modo correto, seja por escrito seja face-a-face. Sem ser técnico demais. Sem ser prolixo nem omisso.
A presença ou falta de ética e na prestação de contas se percebem nas situações que TI enfrenta diariamente: Processar informações críticas sem distorcer ou manipular números, falar a verdade quando os problemas acontecem, manter prazos e projetos no escopo, não culpar o usuário sempre que algo dá errado, manter a confidencialidade das informações sensíveis da empresa. subestimar a dificuldade dos problemas, não criar problemas para poder vender as soluções, e nem trazer "novidades tecnológicas" que na verdade só servem para manter o controle das situações.
Em algumas empresas a área de TI acaba aceitando todas as imposições que depõe contra a ética nos negócios ou ainda é ela mesma que por ter acesso à informações privilegiadas acaba criando um "poder paralelo" e recusando-se a prestar informações caso deponham contra seus interesses.
Por incrível que possa parecer, tecnologia que via de regra está sempre ligado ao novo, não é sinônimo de criatividade.
O pensamento criativo extrapola as obviedades: O domínio da tecnologia precisa estar associado à enxergar formas novas de aplicá-la, de fazê-la ser simples e funcional. Enxergar novos negócios dentro do próprio negócio, criar soluções para automatizar processos, por exemplo, é algo que hoje é mandatório no mundo em que as empresas estão migrando para o mundo digital.
Tem uma frase que ficou muito popular que diz que "a tecnologia veio para resolver os problemas que antes nós não tínhamos". E isso é bem verdade. Não apenas pelo lado de que ela trouxe novos paradigmas, mas também por conta da evolução dos processos de negócios.
Espera-se do profissional de TI que tenha habilidade de entender e resolver problemas, e isso de modo pragmático, tendo a visão de otimizar custos e encurtar prazos.
O profissionalismo é um soft-skill que tem a ver com deixar em tudo que se faz uma sensação de competência e de disposição para bem atender.
Ser cortês, ser atencioso, fazer tudo bem feito, documentar, responder adequadamente, alinhar as expectativas de modo a não gerar frustrações em seus clientes externos ou internos.
Também é tem sido mais comum do que gostaríamos ver situações em que o profissional parece estar "fazendo um favor" ao atender uma demanda, fazer tudo às pressas e de qualquer jeito, o ainda não ter paciência para explicar o que fez, porquê e como, o que demonstra grande falta de profissionalismo.
Já se foi o tempo que entender da engenharia de softwares e hardwares era o suficiente com técnicos fechados em suas salas, cuidando apenas do funcionamento das máquinas, aplicações e bancos de dados.
Hoje a área de TI precisa entender do negócio, influenciá-lo, suportá-lo, prover alternativas e estar pronta para adaptar-se à mudanças com velocidade. Discutir com os gerentes de operações e negócios as melhores soluções para atender os clientes da empresa.
O conjunto de habilidades apontadas neste estudo, dificilmente se aprendem em escolas ou universidades. A maioria se desenvolve de três grandes formas:
Há dezenas de livros, cursos e materiais de auto-desenvolvimento disponíveis para aperfeiçoar suas habilidades interpessoais. Uma boa examinada em assuntos como "Oratória", "Programação Neuro Linguística", "Excelência pessoal" irão lhe indicar bons caminhos por onde ir e desenvolver novas competências pessoais.
O ambiente de trabalho é sem dúvida a melhor fonte de aprendizado. Aprende-se observando, e aprende-se fazendo. Infelizmente, por vezes, errando.
No ambiente profissional você poderá encontrar as mais variadas situações que irão lhe exigir as habilidades interpessoais que você não aprendeu no banco da escola. Você precisará da noite para o dia, aprender a se comunicar de forma efetiva, a ser profissional, a ter que ser ético e desenvolver visão de negócios.
Mas sem dúvida a cada dia você você ficará mais apto, se tiver disposição de aprender.
Ter um mentor é sem dúvida um grande acelerador do seu processo de aprendizado e desenvolvimento pessoal. Escolha alguém em que você admire, e que seja comprovadamente experiente e habilitado, seja pelo exemplo que dá, seja pelo grande conhecimento acumulado na carreira.
Pergunte à esta pessoa se ela se dispõe a lhe orientar, e compartilhar suas experiências com você, dando feedbacks e "puxões de orelha" se necessário. E acima de tudo, seja humilde para aprender e querer se aperfeiçoar.
Por ser um ramo de atividade estratégico, em grande expansão e com mais e mais gente interessando-se por ele, a área de Tecnologia da Informação vai naturalmente exigir pessoas cada vez mais qualificadas, em todos os sentidos.
Os resultados desta pesquisa devem servir como alerta e guia para os profissionais da área, na sua busca por aperfeiçoamento.
O recado é: não preocupe-se apenas com os requisitos técnicos, mas também com aquilo que faz a diferença para você ser bem visto e valorizado como pessoa e profissional!
Se você precisa de ajuda, não hesite em pedir! Afinal é o seu futuro que está em jogo.
Mais de 20 anos de experiência em gestão de projetos de TI e, fornecendo soluções customizadas para as necessidades de bussiness corporativo, incluindo software e implantação infrastrucutura. Além de Governança de TI e processo de avaliação.
Gerente de TI, Gerente de Projetos e Consultor de TI, em uma ampla variedade de plataformas e aplicações de condução. Responsável por decisões estratégicas e táticas sobre projetos, investimentos e operações e liderança de equipes.
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