Segundo uma conhecida piadinha infame, o Consultor é aquele cara que chega na empresa sem ser chamado por ninguém; oferece um serviço que o cliente não precisa para informar o que ele já sabia; e finalmente, comete propõe coisas que não funcionam ou abandona o projeto no meio.
Certo? Depende... De fato a profissão de Consultor costuma ser estigmatizada, pois há casos em que realmente ter chamado um Consultor acabou não dando em nada, ou pior, ser uma enorme perda de tempo e dinheiro sem nenhum resultado positivo.
Porém, precisamos entender que toda moeda tem dois lados (nem sempre é culpa do Consultor), e é isso que abordarei neste artigo (outros aspectos virão nos próximos)
E felizmente o mercado anda amadurecendo e não há mais espaço para enrolação: Ou o Consultoria agrega valor, e “descasca os abacaxis” dando resultados, ou não fica para cobrar a próxima fatura. E do lado do cliente também: ou ele sabe o que quer, ou o Consultor não vai investir seu tempo e conhecimentos em quem no fundo não quer mudar nada.
Consultoria é o ofício de um Consultor, e segundo o dicionário Michaelis, Consultor é “Aquele que dá conselhos ou parecer sobre determinado assunto de sua especialidade”.
E há espaço em diversas áreas para se fazer Consultoria empresarial: Finanças, Contabilidade e Tecnologia são as mais comuns, mas há outras como RH, Logística, Marketing e Gestão Estratégica, todas focadas em diagnosticar, propor melhorias, executar projetos e elevar o nível dos resultados obtidos.
Portanto é de se esperar que o Consultor seja de fato:
Há uma certeza na mente de quem trabalha como Consultor: as missões não costumam ser fáceis, os prazos são sempre desafiadores, as equipes nem sempre as melhores e os escopos normalmente são maiores do que costumam dizer.
Consultor que se preza está acostumado ter que trabalhar muito e sob pressão, a fazer muitas viagens e lidar com clientes exigentes e muitas vezes equipes que os vêem como um "estranho no ninho".
O curioso sobre o trabalho de Consultoria, é que quando tudo é resolvido com rapidez e de modo “aparentemente fácil”, o cliente tende a achar que pagou caro pelo serviço, quando na verdade era exatamente isso que se espera: que a COMPETÊNCIA do Consultor faça a diferença!
E quanto mais renomado é um Consultor, mais caro ele custa, e certamente mais complexas serão as missões que as empresas vão passar para ele.
Antes de falarmos mais sobre o Consultor em si, queria abrir um parênteses aqui para falar que muitas vezes o problema não está na Consultoria, mas na expectativa errada dos contratantes. Porém também é verdade que é obrigação do Consultor alinhar as expectativas corretamente para que ninguém se sinta enganado, por ter comprado “gato por lebre”. Assim cabe ao Consultor explicar ao seu cliente:
Se o cliente entender estas premissas básicas, o trabalho de qualquer Consultor tende a aparecer e dar resultados.
Se o cliente não está preparado para mudanças, é de responsabilidade do Consultor ajuda-lo neste processo. Se não o fizer o trabalho não está sendo feito adequadamente.
E sim, Consultores competentes e sérios existem. Ajudam e educam o seu cliente, e não o abandonam em horas difíceis ou no meio de projetos. Clientes sérios também existem, que não estão dispostos apenas a “apagar incêndios” ou explorar profissionais, mas verdadeiramente interessados em melhorar suas operações e seus resultados.
Portanto, voltando à piada, se ao final do trabalho o Consultor lhe disser aquilo que você já sabia (ou desconfiava), reflita no uqe precisa ser feito e faça-o, pois o que todo Consultor deseja no fundo, é ver o seu trabalho dar resultados e não apenas chover no molhado.
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