Protegendo a sua comunicação pelo Whatsapp

Você sabe como se proteger de golpes no Whatsapp?

Publicado por Nelson Biagio Jr em Segurança

Com mais de 1.5 bilhão de usuários o Whatsapp é, sem sombra de dúvidas, o aplicativo de troca de mensagens mais popular do mundo. Por ser tão popular é o meio perfeito para a rápida proliferação das mais variadas tentativas de fraudes, divulgação de notícias falsas – as famosas fake News – além de golpes de todo o tipo. Com atenção e cautela, felizmente é possível manter-se protegido e tirar proveito de todas as vantagens que esta aplicação nos oferece.

O mecanismo de ataque é sempre muito semelhante:  pessoas mal-intencionadas tentam tomar proveito da falta de informação de nós, os usuários, para aplicar seus golpes. Oferta tentadoras como empréstimos bancários vantajosos; passagens aéreas a preços de custo; cupons de descontos e até mesmo pacotes de emojis e figurinhas animadas. Ao ser bombardeado com propostas tão tentadoras, acabamos clicando no link que acompanha tais mensagens e sendo obrigado a preencher um formulário de cadastro cujas consequências podem ir de um mero incômodo com sms e mensagens de spam até, nos casos mais graves, ao roubo de senhas, dados bancários e o número PIN e IMEI do telefone do usuário.

Dicas de Segurança contra os Golpes no Whatsapp

  1. Mensagens de números desconhecidos: se você receber alguma mensagem de um número desconhecido (alguém que não pertence à sua lista de contatos) e nela houver algum link, não clique! Muio provavelmente se trata de algum tipo de golpe. Além disso, o próprio aplicativo possui uma ferramenta para denunciar essa mensagem como spam. Você pode denunciar um número ou grupo como spammer. E por que isso é importante? Porque só assim a denúncia chega até a “moderação” do WhatsApp
  2. Erros Ortográficos: sempre desconfie das mensagens que contenham erros de ortografia ou concordância verbal ou nominal. Bancos e grandes empresas, além de não enviarem promoções ou propostas de acordos via WhatsApp jamais permitiriam que sua imagem institucional fosse arranhada por erros básicos da língua portuguesa.
  3. Cupons de Desconto: trata-se de uma modalidade comum de tentativa de golpe. A mensagem, sempre acompanhada de um link, oferece cupons de desconto em lojas (geralmente cadeias de alimentação) ou descontos em passagens aéreas.
  4. Informações Pessoais: a não ser que você conheça e coffie no remetente da mensagem, JAMAIS envie suas informações pessoais como nome; endereço; profissão; sexo; idade; datas de aniversário; números de CPF/CNPJ; RG ou contas bancárias pelo Whatsapp.
  5. Acesso ao Internet Banking: nunca acesse seu internet banking via um link enviado por SMS ou Whatsapp. A melhor alternativa é abrir seu browser preferido e digitar diretamente a url (o endereço do site) do seu banco. Muitos hackers criam sites falsos os quais são praticamente idênticos aos sites originais e, caso você não perceba a diferença, ter seu dinheiro roubado de sua conta corrente é quase uma certeza.
  6. Recursos “Premium”do Whatsapp: o Whatsapp é um aplicativo gratuito e qualquer novidade somente é disponibilizada através das lojas oficiais do iOS ou do Google Play Store. Não acredite em mensagens que prometam novos recursos ou qualquer vantagem “premium”.

Eu cai em um golpe. O que devo fazer?

Se mesmo tomando todos os cuidados, você acabou sendo vítima de um desses golpes a primeira providência a tomar é manter a calma e seguir alguns passos para amenizar o problema:

  1. Alerte seus contatos: a primeira atitude a ser tomada é alertar todos os seus contatos sobre o golpe que você sofreu, dando prioridade àqueles para os quais você encaminhou a mensagem fraudulenta. Isso deve ser feito imediatamente, para evitar que seus amigos e conhecidos também caiam na armadilha.
  2. Instalação de um antivírus: Instale o mais rapidamente possível um antivírus em seu celular e certifique-se de que o mesmo se encontra atualizado. Com uma simples busca na internet você encontrará os melhores antivírus tanto para Android quanto para o iOS, inclusive algumas opções gratuitas.
  3. Cancelamento de serviços indesejados: agora é hora de você entrar em contato com sua operadora de telefonia e relatar o ocorrido. As empresas têm por obrigação revelar todos os serviços nos quais seu número está cadastrado, deste modo você poderá escolher quais deles deseja cancelar. Lembre-se sempre de anotar a data e hora da ligação, bem como o número do protocolo do pedido de cancelamento, pois tão informações serão cruciais numa eventual reclamação perante a ANATEL.

Observar estes cuidados básicos poderá livrá-lo de muita dor de cabeça futura, ainda mais em épocas de festa como Natal, Ano Novo, Páscoa ou Carnaval. Mantenha-se seguro!

Nelson Biagio Jr

Com 26 anos de experiência na área de TI, atua como lider técnico e gerente de projetos com foco em instituições financeiras no Brasil e exterior. 
Multinacionais como IBM e Microsoft e Institiuições expoentes como NASA e Departamento de Defesa dos Estados Unidos (Pentágono), na área de Segurança da informação.
Co-fundador e CEO da ELS Consultoria e Projetos, reconhecido pelo desenvolvimento projetos de sucesso envolvendo tecnologias Blockchain, Big Data e Cloud Computing.

contato@els-projetos.com
www.els-projetos.com
 


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