Suas Senhas são Realmente Seguras?

Saiba como garantir a segurança de acesso aos seus dados no mundo digital!

Publicado por Nelson Biagio Jr em Segurança

As senhas têm como principal objetivo manter suas informações mais importantes seguras e longe de olhares indesejados. Internet banking; sites de e-commerce; redes sociais e serviços de e-mail são exemplos de serviços online essenciais para a nossa vida os quais dependem de senhas fortes para que a nossa paz de espírito esteja assegurada.

Muitas pessoas não dão a devida atenção para as senhas na internet, pois apostam em combinações fracas e fáceis de serem descobertas. Acredite ou não há quem utilize o nome da esposa/marido; o nome do animalzinho de estimação ou até mesmo a própria data de aniversário como senha, o que acaba facilitando enormemente a vida de hackers e pessoas mal-intencionadas que porventura queiram acessar suas informações.

Afinal, como as senhas são descobertas? Há na verdade vários modos para quebrar a segurança de uma senha. Um método muito utilizado é o chamado ataque de força bruta” onde softwares escolhem sites e usuários e tentam, por tentativa e erro, encontrar a senha correta. O método mais comum de todos, no entanto, é a chamada Engenharia Social: são pessoas que aproveitam um momento de distração para memorizar sua senha enquanto você digita ou encontrar algum caderno ou anotação aonde sua senha está registrada.

Outra grande vulnerabilidade é a utilização de senhas muito comuns e que são facilmente descobertas. Veja abaixo uma lista das senhas historicamente mais utilizadas:

O primeiro passo para criar uma senha realmente segura é evitar qualquer uma das senhas citadas na lista acima! A seguir, evite utilizar nomes de objetos comuns (principalmente em inglês), pois também são muito fáceis de serem descobertos.

Outra questão que se deve levar em conta são as famosas perguntas de lembretes de senha que somos obrigados a preencher na hora do cadastro. Eu tenho por hábito nunca dar respostas corretas para as mesmas. Por exemplo: para a pergunta “Qual é o nome de solteira de sua mãe?” eu costumo responder “São Paulo”, que é a cidade onde vivo. Quando me perguntam “Qual é o nome do seu primeiro animal de estimação?” eu respondo que é Mickey (o meu primeiro animal de estimação foi uma cadelinha pequinês chamada Mônica), e assim por diante.

O que devo fazer para criar senhas realmente seguras?

Agora que já revisamos os problemas de segurança mais comuns relativas às senhas, vamos estudar o que devemos fazer para criar senhas realmente seguras.

O primeiro passo é criar senhas que possuam ao menos 8 (oito) caracteres e contenham letras maiúsculas, minúsculas, números e símbolos, preferencialmente distribuídos de modo aleatório. A questão seria memorizar algo parecido com "8uI9FdeR!", não é mesmo?

Memorizar uma senha complexa é mais fácil se utilizarmos a técnica leet, ou seja, substituir letras comuns por símbolos e números em palavras e frases fáceis de memorizar. A frase “eu moro em São Paulo” pode se transformar em algo parecido com "EuM0r0&ms@oP@Ul0". Veja, que neste exemplo, a letra “a” foi substituída por “@”; a letra “e” pelo símbolo "&" e a letra “o”pelo número zero. Você acabou de criar uma senha extremamente segura e muito fácil de ser utilizada.

Para que você tenha noção da importância desta técnica, vamos utilizar o site https://howsecureismypassword.net/ para descobrir quanto tempo levaria para que um ataque de força bruta conseguisse acessar suas informações.

Se usarmos uma senha comum, como "password", a segurança seria quebrada imediatamente:

Agora, utilizando a Técnica de Leet, se trocarmos o “a” de password para o símbolo “@” o tempo já subiria para 3 minutos:

Por fim, vamos testar a força da senha "!P@sS0rD" ?
Nesse caso, você já teria 7 (sete) meses de tranquilidade!

Observe a diferença ao usarmos a senha segura que criamos anteriormente.
Ao definir como senha  a frase "EuM0r0&ms@oP@Ul0", um software de ataque de força bruta levaria 380 quadrilhões de anos para quebrar a segurança das suas informações!

Como visto, não é uma tarefa tão difícil criar senhas extremamente seguras e fáceis de serem memorizadas.
Agora, tudo o que você precisa fazer é utilizar sua criatividade e arranjar senhas seguras e distintas para cada serviço online que você utilize.

 

 

Nelson Biagio Jr

Com 26 anos de experiência na área de TI, atua como lider técnico e gerente de projetos com foco em instituições financeiras no Brasil e exterior. 
Multinacionais como IBM e Microsoft e Institiuições expoentes como NASA e Departamento de Defesa dos Estados Unidos (Pentágono), na área de Segurança da informação.
Co-fundador e CEO da ELS Consultoria e Projetos, reconhecido pelo desenvolvimento projetos de sucesso envolvendo tecnologias Blockchain, Big Data e Cloud Computing.

contato@els-projetos.com
www.els-projetos.com
 


Mais sobre o tema


Mais de Nelson Biagio Jr

 


Compartilhe!

Compartilhe com os seus contatos e amigos essa experiência importante que pode potencializar muito sua formação e capacitação profissional.

Assine nossa newsletter!

Cadastre aqui o seu e-mail e saiba das novidades, campanhas e novos benefícios para visitantes e assinantes do Portal!

Entre em contato!

Fale conosco! Tire suas dúvidas, deixe suas sugestões, elogios e críticas sobre o Portal para podermos melhorar sempre!

Fale conosco!